sábado, 1 de agosto de 2009

Gripe suína/nova gripe/ H1N1 e trabalho


Desde 24 de abril, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença, até o dia 15 de julho, o Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho. Esse caso nos dá a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional.
Desde então, temos acompanhado diariamente, nos noticiários, as consequências para saúde e o reflexo social, político e econômico da doença.
Os dados sobre o impacto da nova gripe no trabalho ainda não foram publicados oficialmente. Por isso, o papel de vocês, leitores- associados ABPS e ANAMT, inseridos em empresas é crucial. Você vivenciam a experiência da epidemia no trabalho. Como promotores de saúde, defendemos a educação permanente, por isso, deixamos um convite: comentem suas experiências aqui.
Acreditamos que a troca de informação pode ajudar na criação de habildiades e oportunidades para mudanças.

Vejam na barra a direita o link criado pelo Ministério da Saúde com atualização periódicas sobre a gripe.