quarta-feira, 28 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
FORUM PRESENÇA ANAMT
Esta semana começa o IX FORUM PRESENÇA ANAMT em Salvador.
O tema geral do evento é a GESTÃO TRANSDISCIPLINAR EM TRABALHO E SAÚDE.
E o que é transdiciplinaridade?
Uma busca na wikipédia traz que "A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura articular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade."http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdisciplinaridade
Esta lançado o desafio que todos, participantes presenciais ou não do congresso, devemos refletir: em nossas práticas profissionais, estamos preparados para quebrar as fronteiras das disciplinas da saúde e segurança para criar um conhecimento único? Participem da enquete.
sábado, 1 de agosto de 2009
Gripe suína/nova gripe/ H1N1 e trabalho
Desde 24 de abril, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença, até o dia 15 de julho, o Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho. Esse caso nos dá a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional.
Desde então, temos acompanhado diariamente, nos noticiários, as consequências para saúde e o reflexo social, político e econômico da doença.
Os dados sobre o impacto da nova gripe no trabalho ainda não foram publicados oficialmente. Por isso, o papel de vocês, leitores- associados ABPS e ANAMT, inseridos em empresas é crucial. Você vivenciam a experiência da epidemia no trabalho. Como promotores de saúde, defendemos a educação permanente, por isso, deixamos um convite: comentem suas experiências aqui.
Acreditamos que a troca de informação pode ajudar na criação de habildiades e oportunidades para mudanças.
Vejam na barra a direita o link criado pelo Ministério da Saúde com atualização periódicas sobre a gripe.
domingo, 5 de julho de 2009
promoção da saúde como meta?
Na reportagem de Raquel Bocado, publicada na Folha de São Paulo-caderno de empregos, em 21 de junho lemos que
"Os bônus recebidos pelos executivos estão ligados a uma série de fatores, como desenvolvimento de competências e resultados apresentados. Mas há empresas que têm colocado outro quesito na lista: a saúde.
Após o check-up anual, os profissionais recebem uma avaliação com informações como doenças cardiovasculares, sobrepeso e hipertensão. Essa é a base para que médicos estabeleçam o que pode ser melhorado -e incluam essas diretrizes na avaliação do executivo."
A matéria traz ainda depoimentos de gestores e funcionários que apóiam tal estratégia como também sinaliza a oposição feita por alguns especialistas na área.
E você leitor, qual a sua posição?
Vote na enquete ao lado.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
31 de maio-Dia Mundial sem Tabaco
Leitores e leitoras
Ainda falando das datas comemorativas, escolhi como tema da postagem do mês o Dia MUNDIAL SEM TABACO. O tema não é específico da saúde ocupacional, mas é crucial para a promoção da saúde do trabalhador.
O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco foi “Mostre a verdade. Advertências Sanitárias salvam vidas”, com o objetivo de reforçar as campanhas de de alerta aos males do tabagismo nos países. O Brasil possui, desde 2001, uma das campanhas de advertências sanitárias mais avançadas do mundo, mas iniciou recentemente, em parceria com a Universidade de Waterloo, no Canadá, uma pesquisa para medir, de forma contínua, o grau de impacto dessas ações na população.
Os resultados preliminares do estudo brasileiro foram divulgados pelo INCA na quarta-feira, 27/5, como parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco. Segundo a técnica da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto, Cristina Perez, 48,2% dos fumantes disseram que as advertências nos maços de cigarros os torna mais propensos a deixar de fumar. “As imagens e frases impressas impediram que 39,1% dos fumantes pegassem um cigarro quando eles estavam prestes a fumar, nos últimos 30 dias. E 61,6% dos fumantes (e 83.2% dos não-fumantes) disseram que as advertências os fizeram pensar, um pouco ou muito, sobre os riscos à saúde provocados pelo tabagismo”, revelou Perez.
Mais informações
Divisão de Comunicação Social
21 2506-6646
Confiram o Cine Pipoca Saudável: filme em cartaz!
Participem da enquete!
Vejam na area de links, um exemplo desenvolvido no SAMSS- serviço médico para funcionários do HC FMUSP.
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Datas comemorativas
As datas comemorativas são oportunidades de sensibilizar as pessoas sobre temas. Vale pensar como nós, promotores de saúde, podemos aproveitar as produções dos meios de comunicação nestes dias para estimular reflexões permanentes que resultem em ações concretas.
28 de abril
A data em memória às vitimas de acidentes de trabalho, 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países, por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.
O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho. No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121.
1o de maio
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos.
Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data.
sábado, 21 de março de 2009
Dia Internacional para a eliminação da Discriminação Racial
A comemoração de 21 de março como dia internacional para eliminação da discriminação racial foi tnstituída pela ONU há 49 anos. A data é uma homenagem aos mortos no massacre ocorrido na favela sul-africana de Sharpeville e um apelo à sociedade contra discriminação racial.
Seguem trechos selecionados do site do MTE:
"O coordenador da Comissão Central de Igualdade de Oportunidades de Gênero, Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação, do Ministério, Sérgio Sepúlveda, acredita que apesar de estarmos no século XXI e com toda evolução de pensamentos que se tem hoje, a discriminação por raça ainda existe no mercado de trabalho. "Se você observar, por exemplo, não vemos muitos funcionários negros nas companhias aéreas. Muitos dos que conseguem uma vaga são em cargos que não exigem exposição pessoal, como carregador de bagagem", comentou.
Com a finalidade de incentivar o aumento da participação dos negros no mercado de trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está elaborando o primeiro Plano Setorial de Qualificação (Planseq) voltado para capacitar 25 mil negros e afro-descendentes em onze estados brasileiros. Ainda em fase de elaboração, o projeto vai capacitar pessoas nos setores de serviços e comércio, onde existe grande concentração de população negra.
"Queremos acompanhar se os 25 mil trabalhadores estarão empregados. Quero ver a carteira de trabalho assinada. Estamos chamando vocês para a luta, para busca do direito e do respeito que não se pode negar pela cor", disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, durante a audiência pública realizada para elaboração do Planseq.
Outra ação da pasta é o desenvolvimento de ações de geração de emprego e renda em comunidades de quilombolas espalhadas por todo Brasil. O Projeto batizado de Etdesenvolvimento Econômico Solidário das Comunidades Quilombolas é pioneiro no Brasil e no mundo e atende 23 estados e mais de 70 mil pessoas. A finalidade do trabalho realizado nessas comundiades é potencializar as atividades já desenvolvidas, por meio de orientação sobre como se organizar coletivamente e ter acesso às políticas públicas oferecidas pelo governo.
Além disso, no ano passado, o MTE criou a Comissão Central de Igualdade de Oportunidades de Gênero, Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação. A comissão funciona em todo Brasil, por meio das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, recebendo as denúncias dos cidadãos e desenvolvendo ações contra qualquer tipo de discriminação. A ideia é fazer também um banco de dados que reúna todas informações relacionadas ao tema. "Com números mapeados, nossa fiscalização agirá contra a discriminação, assim como já vem fazendo no combate ao trabalho análogo ao escravo e na questão do trabalho infantil. Que o trabalhador e a trabalhadora brasileira possam ter a certeza de que o Ministério é parceiro no combate a qualquer tipo de discriminação ", disse o secretário executivo André Figueiredo, em oficina realizada para capacitar os coordenadores dos núcleos regionais."
O Cine Pipoca Saudável deste mês também traz uma sugestão baseada neste tema. Confira!
Falando em perigo da discriminação em práticas comuns, leiam também materia do globo on-line sobre o exame admissional http://www.nexocs.com/nexocs.com.br/?q=node/67
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Ambientes de Trabalho favoráveis a saúde
A carta de Ottawa,documento chave para a promoção da saúde, foi publicada em 1986. Um dos campos de ação mencionado é a criação de ambientes favoráveis a saúde.
Segue trecho sobre o tema:"É essencial que se realize uma avaliação sistemática do impacto que as mudanças do meio ambiente produzem na saúde, particularmente nos setores da tecnologia, trabalho, energia, produção e urbanismo. Essa avaliação deve ser acompanhada de medidas que garantam o caráter positivo dos efeitos dessas mudanças na saúde pública. A proteção, tanto dos ambientes naturais como dos artificiais, e a conservação dos recursos naturais, devem fazer parte das prioridades de todas as estratégias de promoção da saúde."
Como médicos e profissionais envolvidos na saúde do trabalhador, quais as conquistas e deasafios para criação de ambientes de trabalho favoráveis a saúde?
Segue trecho sobre o tema:"É essencial que se realize uma avaliação sistemática do impacto que as mudanças do meio ambiente produzem na saúde, particularmente nos setores da tecnologia, trabalho, energia, produção e urbanismo. Essa avaliação deve ser acompanhada de medidas que garantam o caráter positivo dos efeitos dessas mudanças na saúde pública. A proteção, tanto dos ambientes naturais como dos artificiais, e a conservação dos recursos naturais, devem fazer parte das prioridades de todas as estratégias de promoção da saúde."
Como médicos e profissionais envolvidos na saúde do trabalhador, quais as conquistas e deasafios para criação de ambientes de trabalho favoráveis a saúde?
sábado, 7 de fevereiro de 2009
2009
Assinar:
Postagens (Atom)